O projeto responde ao pedido formulado pelo cliente para a elaboração da reformulação de programa e recuperação/ampliação de duas edificações de carácter rural, de forma a complementar as valências do equipamento turístico existente denominado Casa do Moleiro.
A distribuição do programa foi de acordo com as necessidades do cliente, visando ampliar a oferta de espaços de alojamento, bem como a ampliação da sala existente, reduzindo a área de cozinha e acrescentando um edificação que permitisse, juntamente com a possibilidade de armazenamento de materiais e implementação de zona técnica (aquecimento), ampliar a relação com o exterior na forma de um varando, complementar à sala.
Assim, à cota superior, foram definidos 3 quartos de dormir com casa de banho (suites), um átrio de distribuição / recepção, uma cozinha, uma sala e uma varanda. Na cota inferior mantêm-se o programa existente (quarto e sala de jogos), e acrescenta-se a zona de arrumos e zona técnica.
Por razões de ordem técnica e funcional, a solução apresentada visou – dentro de uma contenção orçamental – o aproveitamento das paredes existentes, em tabique, propondo, nas paredes novas, soluções em estrutura leve de forma a minimizar o impacto estrutural na laje existente (em madeira).
Na área da sala e da cozinha, optou-se pela demolição da parede existente. Esta opção, para além de facilitar tecnicamente a reparação prevista da cobertura, vai contribuir para a leitura formal do espaço, permitindo novos tipos de apropriação do espaço.
No plano dos materiais, a intervenção pauta por soluções modestas, visando a melhorias das condições técnicas da casa ( a nível térmico, acústico e espacial), nem como o aproveitamento das mais valias existentes, referentes à memória da habitação, tentando adequar o novo e o antigo a uma solução que se coadune com o habitar contemporâneo.