Arquitecto | Fotógrafo

Filipe J S Brandão

Arquitecto | Fotógrafo

Sou fotógrafo e arquitecto, de Braga a viver no Porto, e desenvolvo projectos na área de arquitectura como profissional independente desde 2007.
Tenho uma licenciatura em arquitectura pela FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto), e uma pós-graduação em Arquitectura Digital realizada na segunda edição do CEAAD (Curso de Estudos Avançados de Arquitectura Digital), organizado pelo ISCTE e pela FAUP. Foi-me atribuída uma bolsa da Amorim Isolamentos e realizei o trabalho Cork Re-Wall: Métodos computacionais de geração automática e fabricação digital de paredes em cortiça para a reabilitação de edifícios. Sou, desde 2016, aluno do programa de doutoramento do ISCTE (DATMC), bolseiro de mérito do ISTA com o projecto de investigação Cork Re-Wall e bolseiro de investigação do ISTAR-IUL.
Em 2004, fiz Erasmus no Departamento de Arquitectura da Universidade Técnica de Oulu, na Finlândia.
Colaborei com Cruz&Alarcão, os ANC-Arquitectos e Grupo3. Durante dois anos e meio vivi em Angola, fui Director e Preparador de Obra da Sede Social da Sonamet no Lobito e desempenhei funções de direcção na JFS Angola. Em 2012 participei na fundação da cooperativa de arquitectura e urbanismo PARQUR, no âmbito do qual desenvolvo projectos de arquitectura desde então até à presente data.
A fotografia desde cedo exerceu um fascínio sobre mim, tanto enquanto processo como descoberta de realidades dentro e para além do visível. Com 20 anos, encontrei-me descontraidamente com uma Nikon F2 e desde então, autodidacta e sem compromissos, espreitei pelo óculo de várias máquinas. Aprecio especialmente fotografia de arquitectura e viagem, mas também faço reportagem de eventos e retrato. Em 2013 ganhei o primeiro prémio no concurso Zeissimages.com – ZEISS USA.

Flickr /  Orcid  /  CV DeGois  /  Ciência IUL

 


 

 


@