No artigo anterior, demonstrei como se pode criar um interface usando apenas o Grasshopper, o ShapeDiver e o RoomSurveyor. Neste artigo demonstro como criar um interface simples em JavaScript que supera algumas das limitações de interação do ShapeDiver, nomeadamente permitir ao utilizador desenhar no ecrã e recolher as medições com validação interactiva dos valores. É importante notar que os programadores do ShapeDiver prometeram suportar em breve “desenhar” na tela, no entanto as limitações de validação interativa dos valores irão provavelmente persistir.

No interface abaixo podem desenhar um polígono qualquer que represente a morfologia que pretendem levantar. A aplicação valida o polígono (se ele não se auto-intersecta e se está orientado no sentido anti-horário), e solicita as medidas de todos os lados sequencialmente, validando as medições. Isso permite garantir que os inputs do RoomSurveyor recebem a informação correta. No final a aplicação permite descarregar um ficheiro JSON que pode ser usado num configurador online (como este) para terminar o processo de triangulação com o plugin RoomSurveyor. Este último passo pode ser substituído pelo envio do ficheiro diretamente para o input do vosso configurador usando a API do ShapeDiver. Preparei um configurador de exemplo que recebe o ficheiro JSON criado pela aplicação abaixo. Depois de descarregarem o vosso ficheiro JSON podem carregá-lo nesta página para continuar o processo.

Este é uma aplicação exemplo. O código fonte do interface está disponível no GitHub.

RS Draw and Measure


 

Draw the plan of your space. Click on the canvas to create the corners. Hit Enter to close shape! The polygon is automatically closed! Hit Backspace to delete the shape. Hit Arrow Left to Undo.

 


 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

5 × three =


@