O plugin RoomSurveyor foi lançado no passado dia 3 de Junho no site Food4Rhino. É um plugin para o Grasshopper, o ambiente de programação visual do Rhino. É compatível com as versões para macOS ou Windows do Rhino 6.

O RoomSurveyor implementa algoritmos de triangulação iterativos para assistir os utilizadores a realizar levantamentos de espaços, ortogonais ou não, automatizando o processo de desenho do levantamento. O component RoomSurvey em particular, pode ser usado para desenvolver um processo interactivo de levantamento para utilizadores não especialistas, baseado nos métodos empíricos tradicionalmente usados por arquitetos. Isso abre a possibilidade de desenvolver interfaces de desenho simples para sistemas de personalização em série onde a informação acerca do contexto é necessária.

É um dos resultados da minha investigação de doutoramento desenvolvida no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa / ISTAR-IUL. Inclui algoritmos iterativos de triangulação (da Silva Brandão et al. 2020) para assistir ao levantamento preciso de salas não-convexas e mais algumas ferramentas para trabalhar com polígonos. O plugin inclui duas versões do algoritmo RoomSurvey: a primeira, descrita em (Brandao et al. 2019) , é mais eficaz em salas com poucos ângulos não ortogonais; a segunda, RoomSurvey Strict, privilegia as diagonais mais curtas e é mais eficaz em salas sem cantos ortogonais. Ambas versões ainda têm algumas arestas por limar, particularmente em situações em que as diagonais são quase colineares com os lados da sala. Se encontrar algum problema ao usar o plugin por favor entre em contacto comigo. Também seria muito útil se fosse possível partilhar as plantas geradas ou o tipo de usos que encontrar para este plugin.

 


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

14 − 13 =


@